Ontem a Valve decidiu permitir que criadores de mods cobrassem dinheiro por seus mods. E para testar a ideia, o primeiro jogo com essa funcionalidade é The Elder Scrolls: Skyrim.
O problema é que grande parte da comunidade gamer reagiu de forma negativa a essa ideia, incluindo muitos modders importantes.
Com essa ferramenta, a publicadora do game pode escolher a porcentagem dos lucros que vai para o modder, e o quanto eles ganham do negócio. (Para Skyrim a taxa é de 25% dos lucros para o modder e 75% para a Bethesda/Steam)
Mais será que isso é uma coisa boa ou ruim? É verdade que existe uma grande vantagem nos modders começarem a serem compensados por seu trabalho, o que pode abrir espaço para mods muito mais profissionais e até para modders começarem a passar mais tempo criando conteúdo uma vez que não tenham que trabalhar de graça. Porém, isso também gera toda uma gama de problemas logísticos. Como o caso do primeiro mod a ser incluído no programa, que foi removido por utilizar assets de outro mod. O que seria perfeitamente aceitável na comunidade de modders, se o cara não estivesse ganhando dinheiro em cima do trabalho dos outros.

O mod em questão é no caso o Chesko's Fishing Mod, que utiliza assets do Fore's New Idles in Skyrim.
O post nos forums da Steam onde isso foi discutido já foi deletado, mas aqui estão prints encontrados no site Destructoid:


"Originalmente postado por Devon: Hey Chesko, me pergunto se você tem permissão do Fore's New Idles in Skyrim para usar seus assets no seu mod pelo qual você está cobrando dinheiro.
Resposta do Fore: Não, ele não tem. E ganhar dinheiro com mods é totalmente contra minha atitude. É o fim de uma trabalhadora e inventiva comunidade de modding. Fore."

Chesko depois respondeu:


"Chesko: Eu gostaria de deixar claro que eu estive sob um acordo de não-divulgação por mais de um mês, e estava sem poder (e não sem desejar) contatar outros a respeito.
Eu perguntei à Valve especificamente sobre conteúdo que necessitasse de outro conteúdo, e me disseram que se o download fosse separado e gratuito, que era válido.
No caso desse mod, as animações não são necessárias e o mod continua funcionando. Mas ainda assim eu vou respeitar a decisão do Fore e devolver o dinheiro de todos os inscritos.
Fore, eu te mandei uma PM (mensagem privada), vamos nos falar lá."

Com um episódio desses, o histórico da Valve de criar funções super inovadoras, mas que acabam por gerarem muita coisa ruim por falta de moderação (como os milhares de games falsos e vírus no Greenlight, ou os projetos no Early Access que são cancelados sem dar satisfação aos jogadores e continuam a venda incompletos), e o fato de que os modders estão recebendo MUITO POUCO pelo seu trabalho. Me parece mais um Cash Grab por parte da Valve do que qualquer outra coisa, e eu não posso dizer com confiança que essa funcionalidade é uma coisa boa.
Acredito que essa foi uma péssima ideia por parte da Valve, e levando em consideração as discussões nas paginas dos mods pagos do Workshop do Skyrim, vemos que a grande maioria dos gamers concordam comigo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um início ruim para uma ferramenta que ainda pode melhorar? Ou será que a Valve finalmente está se tornando só mais uma empresa que se preocupa mais com o dinheiro do que tudo? Deixe sua opinião nos cometários.