Demitiram o Hideo Kojima? Saiba o que está rolando na Konami esses dias.
sábado, abril 11, 2015
Por Daniel Mendes
A algum tempo já se ouve rumores de Hideo Kojima, o criador da serie Metal Gear e um dos melhores e mais influentes diretores e desenvolvedores de games do mundo, teria sido demitido da Konami. Mas a história de fato é um pouco mais confusa do que isso.
Tudo começou a algum tempo atrás quando a Konami divulgou um formulário de indicação de executivos no qual Hideo Kojima não estava mais listado como "Executive Content Officer" (Oficial executivo de conteúdo), seu antigo cargo. Isso foi mais ou menos no tempo em que Kojima havia mencionado no Twitter que MGSV seria seu último jogo na série.
Depois, uma fonte anônima dentro da Konami revelou ao site GameSpot que um grande desentendimento entre a Kojima Productions e sua publicadora, a Konami, fez com que cargos chefe do estúdio tivessem seu acesso a internet da empresa, emails e telefones, restritos. E além disso, desenvolvedores chave do estúdio, como Hideo Kojima, agora teriam suas oportunidades de auxiliar na divulgação do novo Metal Gear (Metal Gear Solid V: The Phantom Pain) limitadas.
Basicamente uma disputa de poder entre a Kojima Productions e a Konami levou a Konami a tomar medidas drásticas, incluindo emendar a posição de emprego da equipe do Metal Gear. Alguns empregados Senior, incluindo Kojima, agora são essencialmente "contractors", sem contratos permanentes de emprego.
Essa fonte revelou também que assim que The Phantom Pain for terminado, é muito provável que a gerencia do estúdio se desfaça.
"Após terminarmos MGSV, O Sr. Kojima e a gerência vão deixar a Konami. eles disseram que seus contratos terminam em Dezembro," Disse a fonte. Adicionando que "Na reunião com o time, o Sr. Kojima explicou que o time deve se manter unido para fazer um bom jogo para os fãs."
Foi então que a Konami começou a apagar as logos da Kojima Productions dos materiais promocionais de Metal Gear. Removendo também as marcas da Kojima Productions no Twitter, no site oficial do Metal Gear, e até na lista do escritório de Los Angeles.
A Konami apenas lançou um comentário à imprensa até então, dizendo que:
"Como já anunciamos, estamos mudando nossa estrutura de produção para uma controlada pela sede, para estabelecer uma base operacional estável capaz de responder às rápidas mudanças do mercado. Konami Digital Entertainment (Incluindo o Sr. Kojima), continuará a desenvolver produtos Metal Gear. Fiquem atentos a novos lançamentos."
E ficou por isso mesmo por um tempo. Contas no Twitter deletadas, o nome do Sr. Kojima sumindo das coisas, e os fãs super preocupados. Até que Akio Otsuka (Voz japonesa do Snake) foi a mídia pedir aos fãs que não abandonassem o jogo só por causa dos problemas internos da Konami, dizendo "O time do The Phantom Pain não mudou, portanto, não cancelem pré-compras nem encorajem outras pessoas a não comprarem o jogo". E foi então que dois dias atrás, em apoio à mensagem de Otsuka, Donna Burke (Voz do iDroid em Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, e cantora da musica tema de MGSV "Sins of the Father") Disse no Twitter: "Sim. Não joguem fora um trabalho de 5 anos do time do Kojima só porque a Konami demitiu um gênio". E quando questionada sobre se ela estaria confirmando a demissão do Kojima, Burke respondeu "Sim, mas tem semanas que isso está na midia... Mas é verdade."
Quase imediatamente um representante da Konami veio à frente dizendo que a afirmação de Burke estava "Categoricamente incorreta".
E hoje, Donna Burke publicou um texto no Facebook dizendo que realmente não é bem assim. Kojima ainda está 100% trabalhando no Metal Geat Solid V.
O texto diz: "Eu concordo, Konami - Eu deveria ser mais precisa.
'Não joguem fora um trabalho de 5 anos do time do Kojima só porque a Konami mudou o status de contrato de um genio'
A Konami está correta em dizer que Kojima não foi demitido. Como eu disse anteriormente, ele e seu time ainda estão trabalhando duro para lançar o jogo. Minhas sinceras desculpas à Konami, Hideo Kojima e aos fãs por passar a impressão errada.
Eu estava tentando somar minha voz à de Otsuka-san pedindo aos fãs para não abandonar MGSV por causa das coisas que estão acontecendo na Konami e dar meu apoio ao Kojima e todos que trabalharam pelos últimos 5 anos para fazer deste o melhor jogo de todos.
Isso é verdade.
O Kojima mesmo confirmou que ainda está '100% involvido' no termino do The Phantom Pain, e que está 'determinado a fazer deste o melhor jogo que já dirigi até hoje.'
Então me desculpem por deixá-los nervosos."
Então a conclusão é a seguinte. Disputas entre a Kojima Productions e a Konami levaram a Konami a tomar medidas drásticas e o Kojima muito provavelmente sairá da Konami ao término de seu contrato em dezembro, mas permanecerá firme e forte até que The Phantom Pain esteja pronto.
Este será o ultimo Metal Gear? Kojima diz que sim, Konami diz que não. Então se não for o ultimo, é improvavel que Kojima esteja envolvido na produção dos próximos. E quanto ao Silent Hills? Não se sabe.
Mas pra roubar uma idéia aí da Konami com seus comentários vagos: "Fiquel ligados ao Game Clipe para novos lançamentos de notícias a respeito."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que você acha desta situação? Konami dando tiro no pé, ou simplesmente o mercado evoluindo? Deixe sua opinião nos comentários.
-
Tags
3DS 4K Acessórios Análises Artworks Blizzard Brasileiro Crysis 3 Curiosidades DLC Dota 2 Evolve Free to Play GTA V Gameplay God of War: Ascension Guardians of Middle-Earth Headset Hearthstone Hitman Absolution Indie Injustice: God Among Us Lançamento MMORpg MOBA Marvel Marvel Heroes Nintendo Nintendo Wii Nostalgia Notícias Nvidia OSVR Oculus Rift PC PS3 PS4 Playstation Razer Rockstar Skyrim Smartphone Sony Star Wars Star Wars: The Old Republic Steam The International 2015 Tomb Raider Trailer Valve Vídeos Wii U XBOX One Xbox 360