Como escolher uma boa Placa de Vídeo?
quarta-feira, outubro 24, 2012
Por Redação Game Clipe
A placa de vídeo é o componente mais desejado quando o assunto é montar um PC para jogos, mas...
- Como devo escolher uma boa placa?
- Qual marca é mais recomendada?
- Quanto de memória devo usar?
- E pra que diabos servem os bits de uma placa?
As respostas para essas e outras dúvidas você confere no nosso guia abaixo de " Como escolher uma boa Placa de Vídeo? "
Start!
Não se iluda com super nomes como "Ultra Master Super GTX 9880Ti " os nomes dados pelos fabricantes são apenas para rotular de certa forma as suas diferentes características. Para escolher uma boa placa você precisa estar atento em suas características técnicas.
Vale lembrar que as placas de vídeo não servem apenas para reproduzir gráficos (Jogos) mas também servem para criar tais gráficos (Design Gráfico), portanto não precisa comprar a mais cara achando que está fazendo um ótimo negócio, escolha apenas para aquilo que realmente você irá usar, se no caso for para jogos uma simples placa da série Radeon HD6000 já está bom, mas se o caso for Design Gráfico uma boa quantidade de verdinhas terá que sair do bolso.
Resoluções e Monitores
Quanto maior a resolução, mais processamento gráfico a placa terá que fazer para levar a você com eficiência o que se passa. Quanto mais pixel mais cálculos devem ser feitos para atualizar a imagem na tela, portanto isso é trabalho para a memória de vídeo da placa, quanto maior o monitor que você usar, mais GB deve ter a placa, se seu monitor for de 21 polegadas (Widescreen), uma placa com 2GB de memória já é o suficiente, pois a resolução será 1920x1080 ou seja, HD.
Os Bits
Os bits da placa são responsáveis pelas cores que serão apresentadas na imagem, quanto mais bits uma placa tiver, mais variação de cores você verá numa imagem, para uma boa experiência são recomendadas placas com 128 ou 256 bits, existem placas com até 500 bits, mas o preço é bem salgado.
NVIDIA vs. AMD
São duas grandes do ramo, mas qual é a melhor?
A verdade é que não existe melhor, existe a que se adequa mais ao perfil do consumidor, as placas AMD são boas para jogos, mas são melhores para a criação de gráficos, já as placas da NVIDIA são totalmente ao contrário, são ótimas para reproduzir gráficos prontos, porém não são tão boas assim quando o assunto é desenvolvê-los.
Estrutura
Interface: É a conexão entre a placa de vídeo e a placa-mãe. É absolutamente fundamental que as duas sejam compatíveis, caso contrário não há como instalar a placa no computador. A grande maioria das placas que você encontrará hoje em dia usam PCI-Express 2.0 ou 3.0. Placas de alto desempenho podem usar 2 slots no computador, ao invés de uma. Confira com atenção se sua placa-mãe é compatível!
GPU (Processador Gráfico):O nome do processador da placa de vídeo. É um componente crítico, o coração e o cérebro da placa. Possui várias características próprias e cada fabricante tem seus padrões de nomenclatura em suas linhas, então deve-se consultar a ficha técnica de cada um caso queira comparar suas especificações reais. Para clock (frequência), número de transistores e computing perfomance (desempenho computacional) quanto maiores os números, melhor. Já no quesito processo de fabricação, um número menor indica um processador mais moderno.
Memória: Responsável pelo armazenamento temporário dos dados processados pela placa. As características mais importantes de memória são sua capacidade, frequência e largura de banda. A banda (bandwidth) da memória refere-se à quantidade de dados que consegue transitar ali simultaneamente. Isto é crítico para o desempenho em alta demanda. A frequência é basicamente a velocidade da memória, quão rápido ela consegue ler e escrever dados e a capacidade é seu espaço disponível para guardar dados. Para estas características, quanto maior o número, melhor.
Conexões de vídeo e resoluções: São as portas, os conectores que estão disponíveis na parte de trás da placa, assim como as resoluções máximas suportadas por cada um deles. Muitas pessoas ainda tem aparelhos com conexões VGA, um padrão que as placas de vídeo mais modernas não trazem. Neste caso é necessário adquirir um adaptador separado. As conexões mais comuns hoje em dia são DVI e HDMI. A grande vantagem da HDMI é que ela integra o sinal de áudio, dispensando o uso de um cabo separado para isto. Confira na sua TV ou monitor antes de fazer a compra!
. Acompanhe todos os nossos posts pelo nosso RSS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Tags
3DS 4K Acessórios Análises Artworks Blizzard Brasileiro Crysis 3 Curiosidades DLC Dota 2 Evolve Free to Play Gameplay God of War: Ascension GTA V Guardians of Middle-Earth Headset Hearthstone Hitman Absolution Indie Injustice: God Among Us Lançamento Marvel Marvel Heroes MMORpg MOBA Nintendo Nintendo Wii Nostalgia Notícias Nvidia Oculus Rift OSVR PC Playstation PS3 PS4 Razer Rockstar Skyrim Smartphone Sony Star Wars Star Wars: The Old Republic Steam The International 2015 Tomb Raider Trailer Valve Vídeos Wii U Xbox 360 XBOX One